sábado, 20 de novembro de 2010

Teste do Olhinho



Olá!

Já está circulando na imprensa uma campanha da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre o teste do olhinho. Coloquei o vídeo para que possam ver.

Assim como o teste do pezinho e o teste do ouvidinho, o teste do olhinho é um dos principais exames feitos no recém-nascido, e pode evitar a cegueira.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, 80% da cegueira mundial poderia ser evitada, sendo que 60% podem ser curáveis e 20% previníveis.

O Teste do Olhinho, também conhecido como "Teste do Reflexo Vermelho", é simples de ser realizado, necessitando apenas um oftalmoscópio direto e uma sala escurecida. Pode ser realizado em menos de 5 minutos por qualquer pediatra treinado, na própria maternidade. O teste é considerado normal quando o reflexo vermelho do oftalmoscópio pode ser vistos em ambos os olhinhos do bebê. Se houver dificuldade ou não for identificado, é sinal de alguma alteração

Pode detectar qualquer patologia que cause obstrução no eixo visual como catarata, glaucoma congênito e qualquer outra patologia ocular que cause opacidade de meios, como opacidades congênitas de córnea, tumores intra-oculares grandes, inflamações intra-oculares importantes ou hemorragias intra-vítreas.

Papais e mamães, fiquem atentos!! Informe-se com o pediatra ainda antes do nascimento, já se preparem para mais este cuidado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário