domingo, 28 de novembro de 2010

As crianças e os cuidadores do Século XXI



Olá!

Esta semana tive a oportunidade de participar da 11ª Jornada de Pediatria da Unimed Ribeirão Preto, e alguns assuntos tratados me chamaram a atenção, e me deixaram feliz por terem sido colocados em pauta.

Temas como a estrutura da família do século XXI, o quanto precisam de apoio e orientação dos pediatras, principalmente no primeiro ano de vida, para que possam assumir seus papeis de uma forma mais saudável.

Há alguns post não me canso de falar o quanto as famílias hoje precisam de suporte profissional, e deve ir desde o pediatra, passando por todos os profissionais de saúde que as assistem.

Outro ponto importante foi tratar a prevenção de acidentes domésticos, no trânsito e na escola. Também já falei um pouco sobre este tema há alguns posts, mas sempre é bom relembrar. Na palestra sobre prenveção de acidentes me chamou a atenção as estatísticas apresentadas: a maior causa de hospitalização de crianças são provocadas por acientes domésticos, e a maior causa de acientes de trânsito que envolvem crianças são atropelamentos e bicicletas.

Papais e mamães, fiquem atentos aos pequenos nas ruas, principalmente nas saidas das garagens e estacionamentos, na hora de entrada e saída da escola. Usem equipamento de proteção ao levá-los para andar de bicicleta, e só andem em local seguro e apropriado. Pequenos detalhes fazem a diferença.

Muitos outros assuntos foram discutidos, mas fico feliz em ver que os cuidadores estão abrindo espaço para assuntos como estes, e não estão se prendendo somente em doenças e tratamentos. Como disse o querido Dr José Martins, é preciso voltar a ter tempo e disposição de toda uma equipe para mostrar a cada membro da família qual o seu papel, a ensinar uma mãe a amamentar corretamente, a prevenir doenças...

Na história da medicina, cada vez mais separamos os cuidados em partes e especialidades. Está na hora de juntar as partes de novo, nos preparar cada vez mais para acompanhar as mudanças de hábitos e as precocidades das nossas crianças. E principalmente ensinar aos pais o caminho mais seguro!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário