domingo, 17 de outubro de 2010

Você é o que você come. E seu bebê também!!


Olá.

Quantas vezes não ouvimos nossas mães e avós dizerem: "come menina, agora você tem que comer por dois!"

No fundo elas estavam certas, só esqueceram de explicar que o "comer por dois" não significa comer em quantidade maior, mas sim comer com qualidade.

A alimentação é atualmente uma das maiores preocupações de saúde. Já é comprovado que muitas das principais doenças do século tem como uma de suas causas a alimentação inadequada. Hipertensão (pressão alta), diabetes, câncer, sem falar da obesidade. Doenças que estão chegando cada vez mais cedo para nossas crianças.

A melhor forma de prevenção é começar a cuidar da alimentação antes do nascimento dos nossos pequeninos. Na gestação, é de fundamental importância que a mulher tenha uma alimentação equilibrada, rica em todos os nutrientes, para que o seu organismo se mantenha saudável, mande para o bebê o que ele precisa para a sua formação intra-útero e, principalmente, crie reservas nutricionais que serão importantes durante a amamentação.

Durante o período da amamentação, manter o mesmo hábito saudável é necessário. Não se restringe nenhum alimento, apenas aqueles que a mulher já sabe que não lhe faz bem. Também é importante tomar cuidado com temperos e produtos industrializados. Quanto mais alimentos naturais, melhor.

Existem alguns mitos alimentares que envolvem o período da amamentação, como cerveja preta para aumentar o leite, restringir a dieta nos primeiros 40 dias (resguardo) apenas a canjas e canjicas. Cuidado! O álcool da cerveja passa pelo leite e pode deixar o bebê "embrigadado". O correto é evitar o álcool e comer variedades, principalmente de frutas, legumes e verduras. O que faz aumentar o leite é a mãe estar saudável, bem emocionalmente e o seu bebê mamando em livre demanda (ou seja, sempre que tiver vontade) e exclusivamente no peito (sem que nenhum outro tipo de alimento seja oferecido, nem água, nem chás).

Para ilustrar o post de hoje, deixo como opção o link de uma reportagem que saiu no O Estado de São Paulo, sobre algumas pesquisas que mostram a influência que a qualidade da alimentação materna tem na composição do leite.

Bom domingo e bom inicio de semana a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário