terça-feira, 7 de setembro de 2010

Por favor, amamente!



Olá.

Vou chover um pouco no molhado. Mais uma vez falar da importância do Aleitamento Materno.
Muito já se falou dos benefícios da amamentação para a mãe, para o bebê e para a sociedade. Mas recentes pesquisas estão descobrindo detalhes magníficos que nos fazem incentivar ainda mais essa prática.

Já sabiamos que a amamentação é impotante para a maturação do sistema gastrintestinal do bebê. E tudo começa com o colostro, rico em betacaroteno, que é importante para a formação da flora intestinal. Agora as descobertas vão mais além, descobrindo que alguns açúcares presentes no leite materno têm a função de alimentar uma espécie específica de bifidobactéria que faz parte da flora intestinal e proteje o bebê de infecções. Além disso, esses açúcares servem como "isca" para vírus e bactérias que são atraídos por estes açúcares. Eu explico.

Nossas células possuem na sua superfície o mesmo tipo de açúcar que está presente no leite materno. A maioria das bactérias são atraídas por esses açúcares. Dessa forma, quando infectam o organismo do bebê são atraídas pelas partículas do leite, sendo então eliminadas. Não atingem as células e, consequentemente, não adoecem o bebê.

Os pesquisadores acreditam que muito mais do que alimentar o bebê, cada parte do leite materno tem uma função específica, e estão no caminho de descobrir cada uma delas.

Já não é de hoje que digo que a natureza funciona em perfeita harmonia. É assim durante a gestação com as mudanças físicas e metabólicas. É assim no parto, com os mecanismos funcionando como uma equipe alinhada. E por que seria diferente durante a amamentação? Cada componente do leite, cada nutriente, é proveniente do organismo materno. Células são destruídas, nutrientes são retirados do organismo materno para a composição do leite de forma perfeita e completa. Os anticorpos presentes varia de uma mãe pra outra, pois depende do histórico de doenças e microorganismos.

Com o passar dos tempos, os componentes evoluem de acordo com as necessidades da espécie.
São essas e outras descobertas que nos dizem porque o leite materno é tão importante para os bebês desde o nascimento, e principalmenta para aqueles em situações especiais, como os prematuros. Poderiamos ficar páginas, horas e dias falando da composição e importância do leite materno. Mas já me conforta saber que tem gente trabalhando para cada vez mais provar que por mais que tentem nunca conseguirão imitá-lo. Ele sempre será único e exclusivo.

Então: POR FAVOR, AMAMENTE!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário