quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O perigo mora em casa.



Olá.

Muita gente não se dá conta, mas a maior parte das internações e mortes na infância são causados por acidentes domésticos, que poderiam ser evitados.

Quedas, queimaduras, sufocamento, envenenamentos e afogamentos são as principais causas. Uma casa onde mora uma criança tem que ser diferente onde se tem apenas adultos. Crianças são curiosas e adoram testar o NÃO PODE imposto pelos pais. Dessa forma todo cuidado é pouco.

Os cuidados devem começar desde bebês, quando ainda no berço. Devem dormir de barriga pra cima, com a cabeceira levemente mais alta (cerca de 30 a 45º), devem ser cobertos até a altura do peito, com as pontas do lençol presa embaixo do colchão. Por falar em colchão, este deve ser firme, estar bem preso ao berço (não deixe vão entre o colchão e o berço), e sem qualquer embalagem plástica.

Não deixe brinquedos soltos no berço que o bebê possa engolir, cuidado com pontas e cordas de cortinas e de protetores, além de ponta de toalhas, que podem ser puxados pela criança ou ser enrolados.

Proteja janelas e sacadas. Não deixe nenhum móvel próximo a esses locais que possa servir de "escada" para as crianças. Proteja a ponta dos móveis e tomadas. Cuidado com tampos de vidros, excesso de objetos em locais que ficam ao alcance das crianças, como mesas de centro. Cuidado com objetos pontiagudos ou cortantes. Deixe sempre em locais altos e de preferência trancados.

Produtos de limpeza, medicamentos também devem ser guardados em locais seguros e fechados, de preferência com chaves.

Mas uma coisa quero chamar a atenção: cuidado com vasos sanitários abertos, baldes com água no chão, banheiras e piscinas. Os maiores índices de afogamento ocorrem nestes recipientes. A criança tem uma via aérea pequena, e precisa apenas de 2cm de água para se afogar.

Para finalizar, lembrando que agora é lei o uso de cadeirinhas e bebê conforto nos carros. Essa recomendação já existia, e falava que o bebè conforto deveria ser usado desde a saída da maternidade. Ao contrário do que muita gente pensa, o bebê não fica seguro quando viaja no colo da mãe.

Vamos ficar atentos, protejer nossos pequenos para que tenham uma infância saudável. Para saber mais, acesse o site do Criança Segura, uma organização não governamental que dedica seu tempo a protejer nossas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário