segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ela já faz parte da família!!!



Olá!

Acredito que toda mãe já parou pra pensar no que fazer com o bebê quando tiver que voltar ao trabalho, ou quando precisar sair. Com quem deixar, onde deixar. E nesse momento a cabeça "ferve" em pensar se sua preciosidade estará em segurança, se cuidarão bem. Mas não sei se essas mesmas mães já pararam pra pensar qual o limite desta tarefa delegada a outra pessoa. Até que ponto uma babá ou uma cuidadora pode interferir na educação e nos vínculos com a família?

Nos dias de hoje, com o acumulo de tarefas das mulheres, muitas acabam passando muito tempo longe dos filhos, e o cuidado acaba sendo delegado às babás. Isso é bom, ter alguém que cuide e dê suporte para essas mães, até nos momentos em que precisam ser esposas, mulheres, e não apenas mães. Mas tem que se te cuidado para delegar apenas cuidados e não vínculos.

A babá não substitui a mãe, o carinho, o afeto, o toque, o olhar. Mesmo que o tempo que se tem com a criança seja curto, tem que ser com qualidade. É importante para o bebê sentir quem realmente é sua mãe, quem realmente é a figura que ama, que cria as regras. E isso vale também para os pais.

É importante que se conheça a pessoa que receberá a tarefa de cuidar de seu filho quando você não puder estar presente. E não só ter referências quanto a outros trabalhos e conhecimentos, mas olhar como é a relação dela com seus próprios filhos, suas crenças, seus valores. Afinal ela estará um bom tempo com seu pequeno ou sua pequena, e seus comportamentos serão exemplos para as crianças.

Deixo como opção de leitura uma reportagem da Revista Pais & Filhos deste mês, que traz esse tema, e tem a colaboração da Dra Luciana Herrero, da Aninhare de Ribeirão Preto.

Boa leitura, boa reflexão e boa semana!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário