quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Exercício pode!! E faz bem!!



Olá

Gostaria de falar um pouquinho sobre exercício físico durante o período da gestação.
Estava lendo uma reportagem e achei importante compartilhar.

Exercício físico na gestação é uma prática saudável. Pode ser realizado, desde que não haja nenhuam contra-indicação médica, e com orientação de um bom profissional.

Os exercícios mais indicados são os de baixa intensidade, como caminhada, hidroginastica (com grupos especiais para gestantes), natação, yoga e alongamento, e também musculação e pilates próprios para gestantes. Devem sempre ter um profissional para orientar. Além destes, também são importantes exercícios respiratórios para diminuir a falta de ar e a fadiga, e exercícios com o músculo do períneo. Este músculo é o músculo da vagina, e é ele que sustenta todo o peso da gestação, e é por ele que o bebê nasce no parto normal.

O exercício ajuda a manter a circulação ativa, prevenindo edemas, e melhorando a oxigenação da mãe e do bebê. Melhora respiração e os batimentos cardíacos. O objetivo do exercício na gestação não é trazer um condicionamento físico igual ao que buscamos quando vamos para a academia, mas sim reorganizar as funções orgânicas, prevenir complicações neste período como hipertensão, diabetes e o ganho de peso excessivo, e também auxiliar na preparação para o parto. Isso mesmo, o exercício auxilia no parto, e promove uma recuperação pós-parto mais rápida. A indicação é de 3 a 5x/semana, por 30 minutos por dia.

Procure orientação de um profissional, de um educador físico ou um fisioterapeuta. Pratique e mantenha hábitos saudáveis. O seu corpo, sua saúde e seu bebê agradecem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário