domingo, 15 de agosto de 2010

Além da barriga



Olá.

Gostaria de compartilhar com vocês um vídeo que recebi de uma lista de discussão que faço parte.

Mais do que mostrar um parto em casa, quero chamar a atenção sobre alguns pontos neste episódio que são tão importantes no momento do nascimento, e que infelizmente são esquecidos em 90% dos partos hoje.

O parto domiciliar mostra um parto totalmente humanizado. Mas o que é um parto humanizado? É quando o nascimento ocorre de forma natural, sem interferências. A familia participa de todo o processo.
No parto natural, tudo acontece ao seu tempo, e os profissionais envolvidos apenas assistem, e dão o suporte necessário para a mãe e para o bebê.

Trabalho de parto, como o próprio nome diz, é um trabalho, é um período que precisa ser respeitado, porque é neste momento que o seu organismo está fazendo o que precisa para que o bebê venha ao mundo da melhor forma, e que venha preparado.
Fisiologicamente falando, durante este período vários estímulos ocorrem para a dilatação pélvica e vaginal, para que o útero tenha força de "expulsar" o bebê, e para que ele consiga respirar de forma correta, e também para que o aleitamento materno se inicie o mais rápido possivel.
Se a gestação demora 9 meses, 40 semanas, para que o bebê fique pronto para a vida, por que o trabalho de parto deveria durar 9 minutos, ou simplesmente não acontecer? Tudo tem o seu tempo.
E, infelizmente, queremos atropelar o tempo, saber mais do que ele, ser mais espertos. Duro aprendizado.

Não vou ficar falando dos beneficios do parto natural, acho que isso todos estão cansados de saber. Mas o que está sendo feito para que ele ocorra? Se sabemos que é mais benéfico, por que as estatísticas mostram que parto natural está virando lenda?
Acredito que isso acontece por falta de preparo dos profissionais de saúde para realizá-lo, e, principalmente, falta apoio para a gestante e para a família, encorajando-os. Os mitos e a falta de suporto ainda estão ganhando esta batalha.

Promover o parto natural, é facil, mas dar condições para que ele aconteça é um longo caminho.
Quantas maternidades no nosso pais estão preparadas para realizar um parto natural? Quantas equipes estão capacitadas, e quando digo capacitadas, não quero dizer somente em relação a técnicas, mas principalmente em relação ao suporte emocional e de conforto para a mulher e para a familia que a acompanha? Pouquissimos.

Quantas gestantes são preparadas para o momento do parto, fisicamente e emocionalmente? Quantas tem acesso a informações necessárias do que vai acontecer e como vai acontecer? Quantas tem a oportunidade ter um profissional disponível para esclarecer suas dúvidas e aliviar seus medos e angústias?

O olhar de que ter um parto natural ou um acompanhamento integral e completo durante todo o período da gestação, parto e pós parto é privilégio de poucos pode ser mudado. Basta apenas os profissionais começarem a enxergar além da barriga, e lembrar que estão atendendo às necessidades de uma família e não apenas às suas necessidades de tempo e dinheiro.

O parto voltará a ser humanizado quando os profissionais se tornarem mais humanos. Aí sim poderemos ver varias cenas como a da mãe do filme, chamando seu filho para vir ao mundo e o recebendo de braços abertos, com o seu colo, com o seu toque, com o seu carinho, com o seu coração, com seu peito, com seu leite. Vamos voltar a ser seres humanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário