quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Álcool e gestação: combinação perigosa!!



Olá.
Estava lendo uma reportagem sobre o risco do álcool na gravidez. Esta reportagem que está no site sempre materna fala do risco de mulheres, grávidas de meninos, consumirem bebidas alcoólicas na gestação e a alteração da produção de esperma desse meninos na vida adulta.

A contra-indicação do álcool na gestação não é novidade, e as pesquisas estão cada vez mais provando isso. O álcool é uma substância tóxica, ou seja, o nosso organismo não reconhece nenhum de seus componentes como nutriente, e demora cerca de 48hs para ser eliminado do nosso corpo.

Durante a gestação, temos a placenta como uma barreira protetora do bebê. Ela filtra quase tudo o que está no sangue materno, como uma peneira, deixando passar apenas o que é bom para o bebê. Nutrientes são transportados do corpo da mãe para o corpinho em formação do bebê através da placenta. Porém alguns vírus e substâncias não são barrados, e podem atingir o feto, provocando má formações, dependências químicas e até a morte do bebê.

O álcool, assim como o cigarro, é uma substância que não é barrada pela placenta, e chega até o bebê como uma overdose, por menor que tenha sido a dose que a mãe consumiu. Pode atingir o feto em momentos cruciais do desenvolvimento, como uma diferenciação celular, ou formação de algum órgão, provocando má formação ou alteração da função.

Além disso, causa dependência. Como eu disse, as vezes uma pequena dose para a mãe, é como uma overdose para o bebê, pois o seu organismo é bem menor, e precisa de uma quantidade mínima para sofre os efeitos nocivos. E esse efeitos podem estar presentes ainda no momento do nascimento e após, pois a partir do momento que o cordão umbilical é cortado, o bebê para de receber essa substância que estava presente no sangue maerno, e inicia um período de abstinência. São bebê extremamentes irritados, que não conseguem mamar, perdem peso, ou seja, apresentam todos os sintomas de uma crise de abstinência.

O álcool é uma substância que deve ser consumido com cautela em qualquer momento da vida, mas em especial na gestação deve ser evitado, evitando prejuizos pra mãe e para o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário