domingo, 25 de julho de 2010

Doulas



Olá!!
Ontem uma amiga me perguntou o que era uma Doula. Acredito que há muita gente com essa dúvida.
Doula é um termo que vem do grego e significa "mulher que serve". Ela acompanha o casal durante a gestação, orientando e preparando-os para o momento do nascimento; durante o parto, levando conforto e apoio emocional, e auxiliando nos desconfortos do trabalho de parto, com massagens, posições, etc. E no pós-parto, auxiliando os novos papais nos cuidados com o bebê e com a amamentação.
A Doula, ao contrário do que muitos profissionais pensam, não veio para tomar o lugar da enfermeira, mas sim preencher uma lacuna que surgiu quando o parto passou a ser visto como um cuidado médico. Antigamente, as mulheres davam a luz em casa e contavam com o apoio e ajuda de suas mães e outras mulheres da família, que eram mais experientes e já tinham filhos. Essas mulheres, além de ajudar nos cuidados da casa, davam o apoio e a segurança que a "recém-mamãe" precisava nos primeiros passos desta nova função.
Aos poucos, esse cuidado no parto passou a ser de responsabilidade do médico obstetra, da enfermeira e sua equipe, e do pediatra, cada qual com sua função bem definida. E criou-se uma lacuna no cuidado: faltava quem ficasse com a mulher dando apoio emocional, segurando sua mão, ajudando a aliviar as dores de uma forma mais natural. E esta lacuna, hoje, pode ser preenchida com o papel da doula.
A doula vem para ajudar no renascimento do Parto Humanizado, do parto domiciliar. É uma grande aliada na luta para trazer um pouco mais de humanidade nos cuidados da mãe e do bebê, dando segurança e confiança para a "recém-mamãe". Além de garantir que as coisas caminhem naturalmente, sem interferências desnecessárias que muitas vezes são usadas apenas para facilitar a prática do profissinal da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário