quinta-feira, 29 de julho de 2010

Cesárias desneCESÁRIAS



Olá!

Uma ótima noticia em relação ao tabú de que uma gestante saudável que já teve uma cesária anterior está impossibilitada de ter um parto normal.
O Colégio Americano de Ginecologistas e Obstetras publicou novas diretrizes que dizem que uma mulher pode ser candidata a um parto normal após ter tido uma cesária em um parto anterior.
O parto normal ainda enfrenta um grande tabú. Apesar de saber de todas os seus benefícios, esbarramos na falta de incentivo do obstetra, que prefere a facilidade da cesária agendadas e a falta de informação para as gestantes, que muitas vezes deixam de optar pelo tipo de parto que desejam ter pelo simples motivo de desconhecerem sobre ele.
O organismo materno se prepara durante toda a gestação para o parto. A posição do bebê, as alterações físicas que o corpo da mulher sofre como alteração das articulações, e a ação dos hormônios, tudo isso é o trabalho do corpo para que o bebê venha ao mundo. O que mais se houve falar são de experiências negativas do parto normal, pois muitas vezes a mulher não se prepara emocionalmente para ele, não tem um suporte especial do médico que a acompanha, e ela carrega as expectativas negativas de outras mulheres. Ela acaba sendo condicionada de que a cesária é a melhor opção.
Mas hoje contamos com muitas maneiras de transformar esse momento muitas vezes dificil, mas indescritivel. Apoio emocional que vem de profissionais como as doulas durante a gestação e no parto; maternidades que mudaram sua forma de trabalho, e hoje trabalhamo com o parto humanizado que respeita os sinais e as ações da natureza humana na hora do nascimento.
Mas o grande tabú está na questão da dor. Talvez seja o grande vilão que afasta as mulheres do parto normal. Mas hoje existe diversas maneiras de se aliviar a dor durante o parto, tanto com medicações, mas principalmente com métodos naturais, o que chamamos de não-farmacológicos.
Mas a cesária não pode ser vista como um vilão. Mas tem suas indicações. Situações que a gestação apresenta alguma alteração, impossibilitando o parto normal, a cesária é bem-vinda. Mas não pode ser uma rotina. É uma cirurgia, com riscos de qualquer outra cirurgia de mesmo porte, que não é pequeno.
Voltarei a falar sobre este assunto. Por enquanto vamos comemorar mais um ponto em favor do parto normal.

Eu encerro com uma frase presente na materia que deixo como sugestão:

"Em vez de dar uma instrução do tipo ‘isso pode’ ou ‘isso não pode’, os médicos precisam oferecer informações sobre os possíveis benefícios e riscos, dando às mulheres a autonomia de tomar suas próprias decisões."

Nenhum comentário:

Postar um comentário